quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Problemas e soluções na liderança


O líder passa por momentos de frustrações, desânimo e esgotamento. Muitas vezes o líder cansa de suas atividades e pensa seriamente em abandonar tudo.
Abaixo estão um dos maiores problemas que leva um líder ao desânimo e algumas soluções:

- Declínio na vida devocional e pecado:
Se a vida de um líder não estiver em santidade segundo a vontade de Deus, tudo entrará em desordem. O líder e um canal de Deus e se ele estiver sujo por causa do pecado Deus não poderá usá-lo.
A fonte de toda tragédia espiritual e de todo pecado é a negligência na vida devocional. Toda apostasia começa nos joelhos. Toda pessoa que desvia, antes disso, certamente parou de orar. Do mesmo modo, aquele que não lê a bíblia hoje, é o desviado de amanhã.

O líder deve clamar por Deus, voltar a Ele com o coração arrependido e contrito. Deve haver quebrantamento. O caminho da restauração é o arrependimento, que é mudança de disposição e atitude. A base fundamental em nossas vidas é a comunhão com o Senhor Jesus.
O líder nunca deve se isolar. Deve buscar ajuda pastoral em uma crise espiritual. A santidade é inegociável. Santidade é vida, santidade é poder!

- Esgotamento espiritual:
Esta exaustão é consequência de nadar sempre contra a correnteza (Ef2:1-3) e porque a seara é enorme e são poucos os trabalhadores (Mt 9:35-38). Há também desgaste ministerial por se levar uma vida muita ativa e sem tempo para reflexão.
O líder deve prara um pouco com suas atividades e separar um tempo para conversar com os pastores experientes, refletir sobre seu ministério, se alimentar com a palavra. Em todo caso, o desgaste espiritual não é motivo para desânimo. Quando somos fracos é que somos fortes.

- Baixa frequência nas reuniões:
O líder nunca pode passar muito tempo sem entrar em contato com seus liderados.
Deve estar atento para ver se há algum aspecto básico da reunião que não está funcionando e lutar para corrigi-los. Todo trabalho da igreja sofre violentos ataques do inimigo, o líder dever sempre ter isso em mente. O inferno fará de tudo para que o grupo não prospere. Cabe a nós os joelhos dobrados e o clamor a Deus.

- Estagnação das reuniões:
Quando as reuniões caem na mesmice, falta entusiasmo e tudo se torna monótono, o grupo entra em estagnação.
O líder precisa incentivar com afinco o desenvolvimento de amizades entre os membros. O líder não pode ficar parado.

- Críticas construtivas:
As críticas construtivas também provocam o desânimo de muitos líderes, mas não há razão para o desânimo. Os líderes precisam agradecer pelas críticas construtivas. Aprenda com seus erros e aprimore sua liderança.

- Cansaço físico:
O desgaste físico é outro fator que colabora para o completo abatimento e desânimo do líder do grupo de comunhão. O cansaço físico derruba a produtividade de qualquer pessoa. Não se esgote:
descanse, durma, relaxe!
Jesus caminhava por todos os lados porque tinha disposição física.

- Problemas pessoais:
Quando problemas pessoais começam a sufocar a vida do líder ele precisa imediatamente se comunicar com a coordenação do departamento. Problemas familiares, de toda ordem desestabilizam qualquer pessoa. Em situações assim o líder deve descansar e receber ajuda.

- Má administração do tempo:
Muitos líderes assumem tantos compromissos que não têm o tempo necessário para dedicar ao seu grupo.
Liderar e muito mais do que participar semanalmente de uma reunião. É preciso tempo para orar, interceder, preparar estudos, ligar e conversar com os membros, correr atrás dos sumidos, organizar eventos de comunhão e integração , etc. O líder precisa administrar bem o seu tempo. Deve elencar prioridades e cortar atividades desnecessárias. Orar é mais importante que conversar. A família é mais importante que os membros do grupo. Aconselha alguém abatido é mais importante que programar uma festa.

- Confiança no Senhor Jesus:
Acima de todos esses problemas, o líder não deve desanimar porque é o Senhor quem fortalece e capacita!Nossa fé está em Cristo Jesus.
Nele está nossa confiança! Vamos descansar e esperar nele. Nenhum trabalho no reino é em vão. No tempo certo, vários frutos serão colhidos. ´´ E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.`` (Hb 6:15). Que Deus abençoe a todos com toda sorte de bênçãos!


"Os vivos, somente os vivos, esses Te louvam como hoje eu o faço"Isaías 38.19




Nenhum comentário:

Postar um comentário